Sensei Divino
Sensei Benedito Divino, 7 dan, nasceu em 04/12/1933 em Agudos, interior de São Paulo, mas logo foi para Garça onde foi criado até os 15 anos. Depois veio para a capital Paulista e começou a trabalhar de estafeta nos Correios. Vendo sua vontade de trabalhar um amigo o convidou para trabalhar na Revista dos Tribunais onde ele ficou até se aposentar.
Iniciou sua prática no Jiu-Jitsu com 24 anos de idade no antigo sindicato dos Gráficos, dividindo seu tempo entre o trabalho e o esporte. Por volta de 1959 teve o seu primeiro contato com o Judô, que vinha crescendo muito devido a colônia japonesa. Foi aluno do Sensei Ono, tendo competido em vários campeonatos Paulistas de Judô.
Em 04/10/1962 ele passou para a academia do Sensei Fukio Nakano, que ficava na rua 24 de maio, no centro da cidade de São Paulo. Foi com Sensei Nakano que conseguiu sua primeira “Faixa Preta”, fazendo exame no Instituto Budokan com o Shi-Han (Grande Mestre) Ryuzo Ogawa.
Foi dando aulas para o Sensei Nakano que o Sensei Divino começou a ministrar aulas no Colégio Monteiro Lobato, na zona norte da Capital. Após alguns anos neste colégio ele fundou a sua primeira academia que se chamou “Associação Cultural e Esportiva Monteiro Lobato – Budokan”, onde formou mais de uma centena de atletas, alguns de nível nacional e internacional e também vários Yudanshas (Faixa Preta), que mais tarde vieram a se tornar também “Senseis de Judô”. Alem disso sempre se preocupou com a comunidade carente dando todas as oportunidades gratuitas para que eles pudessem treinar.
Durante mais de vinte anos a A.C.E. Monteiro Lobato foi uma das maiores Associações da Capital, tendo realizado vários torneios a nível estadual em parceria com a Goodyear que recebiam a denominação de “Torneio Anual da Goodyear”.
Mais tarde a A.C.E. Monteiro Lobato passou a se denominar: “Sociedade Cultural e Esportiva Judô Clube Mandaqui – Budôkan”, realizando um velho sonho do Sensei Divino de criar uma associação que representasse este bairro da zona norte da Capital onde ele encontrou tantos “filhos adotivos” e grandes “amigos”.
Foi o Sensei Divino que implantou o Judô no “Clube de Campo Guapira”, tendo sido lá o local onde eram realizados os Torneios anuais da Goodyear.
Também foi um dos fundadores da Liga Paulista de Judô junto com outros grandes mestres do Judô Nacional, como Senseis: Hiroshi Yamamoto, Miguel Suganuma, Simão José da Silva, José Chibirca, Kenzo Matsuura, Sadao Fleming Mulero, entre outros.
Devido a uma série de problemas de saúde ocorridos a partir de meados de 2001, foram seus alunos mais graduados que continuaram seu trabalho a frente do Judô Clube Mandaqui, hoje Instituto Sensei Divino, com o incentivo e inspiração que o Sensei Divino sempre representou para eles e para o Judô Nacional, sempre contanto com a sua presença e “força” em suas palavras.
Após uma dura batalha de quase quatro anos, que de um lado estava um “homem judoca”, dedicado que nunca fumou ou bebeu e do lado oponente cinco derrames e três enfartes o Grande Mestre Sensei Divino não resistiu e faleceu em 07/03/2005.